Como se tornar um bom chefe e manter uma relação agradável com funcionários

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Falar mais do que ouvir é um erro crucial que pode prejudicar muito o relacionamento.

Ser chefe de alguém normalmente não acontece na primeira, segunda e nem na terceira tentativa. Mas quando isso acontecer, fiquei atento com alguns hábitos que podem prejudicar a relação.

 

1) Não dar toda atenção. Ser chefe de alguém exige que você seja uma pessoa multi tarefa. Responder e-mails enquanto está em reunião, ler mensagens de texto enquanto anota pontos importantes. Isso normalmente não funciona. Isso faz com que a outra pessoa se sinta negligenciada.

2) Falar mais do que ouvir. Como líder, é seu trabalho liderar seu time. Isso inclui passar um feedback para seus funcionários, explicar os objetivos e etc. Para que isso se torna uma conversa monossilábica, não é muito difícil. Ser um chefe é muito mais ouvir do que falar. Ouvir permite que você entenda o que se passa na cabeça de seus funcionários e resolva os problemas de maneira mais fácil.

3) Estar constantemente indisponível. A qualquer momento, o chefe pode estar em outro andar da empresa, em uma reunião com cliente ou então em uma ligação. Isso é normal. Mas se isso acontece com muita frequência, o funcionário vai ter de começar a resolver as coisas por ele mesmo.

4) Fazer muitas promessas para seus funcionários cumprirem. Muitas vezes os chefes prometem coisas para outros em nome de seus funcionários. É muito desagradável quando o chefe toma decisões e o funcionário é o último a saber. Se você (chefe) fizer uma promessa para alguém, saiba que você estar inteiramente envolvido no momento de cumprir.

 

5) Dar muito pouca (ou muita) informação. É preciso fornecer apenas as informações necessárias para que o funcionário desenvolva alguma tarefa. Poucos dados farão o trabalho se tornar quase impossível. Por outro lado, dar todos os detalhes não dá nenhum espaço para o funcionário desenvolver o raciocínio.café