Dez perguntas, e suas respostas, sobre o acidente no Itaquerão

0
77

O ESPN.com.br preparou um guia com dez perguntas a serem respondidas sobre o grave acidente desta quarta-feira que deixou duas pessoas mortas no estádio Itaquerão, em São Paulo, a um mês do prazo dado pela Fifa para o fim da construção. Saiba como tudo ocorreu no dia em que doi divulgado a liberação do empréstimo do BNDES para o estádio e quais são os próximos passos no caso.

1) Quais os motivos? Como aconteceu o acidente?

Segundo nota divulgada por Corinthians e Odebrecht, o guindaste, que colocava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio, tombou provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste – atingindo parcialmente a fachada em LED. Na entrevista coletiva, o engenheiro-responsável pela obra, Frederico Barbosa, diz ainda não ser capaz de concluir se a causa do acidente foi o fato do solo ter cedido por causa das chuvas. E se o equipamento, que tinha capacidade para carregar 1,5 tonelada, falhou ao mover uma peça bem mais leve.

2) A que horas ocorreu o acidente?

Pouco antes das 13h (de Brasília).

3) Quem foram as vítimas?

Morreram Fábio Luiz Pereira, 42, motorista/operador de Munck da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, montador da empresa Conecta. Segundo o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez, não houve mais feridos no incidente.

4) Qual o órgão responsável por investigar o ocorrido?

A Política Técnico-Científica, que concluirá a perícia nesta quinta-feira. A partir do laudo, o Ministério Público poderá decidir pela suspensão ou não das obras. Para evitar maiores atrasos, o Corinthians ainda tem a chance de solicitar uma ‘permissão emergencial’ para dar seguimento à construção do estádio.

5) Qual o impacto do acidente para a entrega do estádio dentro do prazo?tragédia